terça-feira, 25 de novembro de 2008

Terços de Cotijuba


O terço foi criado participativamente pelo grupo de artesanato das mulheres do MMIB, Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém em um projeto de geração de renda. O valor é totalmente repassado para elas que fornecerão um recibo de doação para valores acima de R$20,00.
As ilhas de Belém são as florestas que o turista vê quanto está almoçando na Estação das Docas, parecem florestas, são ilhas habitadas por 20 mil pessoas invisiveis.
Estamos trabalhando a capacitação em empreendedorismo deste grupo através do artesanato sustentável. Este projeto pretende que o grupo não apenas crie peças de artesanato, mas se tornem agentes de seu futuro, donas de seu negócio. Ao final pode ser que nem produzam as "bio-joias" mas produtos de floresta com que se identifiquem mais, o processo é que vai determinar.
A intenção é que todo material do terço saia das Ilhas. (Ainda esta começando a acontecer, acabamos de terminar a capacitação em Beneficiamento das sementes).
O Açaí é alimento fundamental na dieta do amazônida. Da extração sobram toneladas de sementes que vão para o lixo. Usaremos esta sementes.
O papel é feito por elas, usando o papel que normalmente vai para o lixo agregado a fibras amazônicas, palhas de açaí, de coco, de bananeira.
O fio também será de palha da costa, feito a partir da retirada da envira do miriti, é preciso colhe-la na época certa e trabalhar para que se torne um fio muito resistente.
O terço é o primeiro produto do grupo, pensado como uma primeira meta, para que entendam como estruturar a produção, planejar o estoque, formar o preço, como se dá a venda. A partir deste produto inicial, conversaremos sobre os erros e os acertos do processo, mas de maneira concreta a partir do que vivenciaram. É a forma mais efetiva de compreenderem.
Cada terço custa 10 reais e vem com a embalagem.

Pedidos: (91)9127-2792/9961-1726 ou email:
mmibcotijuba@yahoo.com.br
Encomenda podem ser enviadas pelo correio também, caso necessário.


Nenhum comentário: